Texto: Daniele Lisboa
O viveiro de mudas do projeto Reflorescer, localizado em Afonso Bezerra (RN), tem se tornado exemplo de preservação ambiental e empoderamento feminino e comunitário. Durante visitas técnicas realizadas no mês de julho, observou-se o desenvolvimento promissor de plantas nativas, como Catanduva, Catingueira, Tamboril e Barriguda, que serão essenciais para a recuperação da área de reflorestamento, no bioma Caatinga.
A equipe do projeto acompanhou de perto as mudas e explanou para as viveiristas os cuidados necessários para o crescimento das espécies nativas.
Estão em crescimento mudas como Catingueira, conhecida por sua resistência; o Tamboril, com seu tronco imponente; e a Barriguda, cuja árvore tem uma encantadora forma peculiar, e está ameaçada de extinção.
Cada planta representa um passo significativo rumo à recuperação ambiental. As visitas técnicas proporcionam um aprendizado valioso sobre técnicas de cultivo, etapas de plantio e a importância da biodiversidade para a sustentabilidade ambiental.
O desenvolvimento do viveiro não se limita apenas à natureza. As mulheres viveiristas, que desempenham um papel crucial no cuidado e manejo das mudas, também estão florescendo junto com o projeto.
Essas mulheres, muitas delas mães e chefes de família, encontram no viveiro uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. O trabalho diário no viveiro tem proporcionado um espaço de aprendizado e fortalecimento comunitário. A colaboração e o esforço conjunto geram um impacto positivo tanto na recuperação ambiental quanto na vida dessas mulheres.
Para Maria Betânia, uma das viveiristas, o projeto Reflorescer representa força e união. “Estamos ajudando a natureza a se recuperar, e ao mesmo tempo, crescendo como pessoas e como comunidade.”
As visitas técnicas ao viveiro de mudas do projeto Reflorescer reforçam a importância desse trabalho integrado, que alia preservação ambiental e empoderamento comunitário.
Para continuar a missão de preservar e restaurar a natureza, fortalecendo as comunidades, o Projeto Reflorescer é patrocinado pela 3R Petroleum e executado pela Associação Norte-Rio-Grandense de Engenheiros Agrônomos (ANEA).