Texto e fotos: Daniele Lisboa
O Projeto Reflorescer tem realizado ações voltadas à sustentabilidade e ao fortalecimento feminino, transformando tanto o meio ambiente quanto a vida das mulheres agricultoras envolvidas. Nos dias 8 a 10 de julho, o Reflorescer esteve em Afonso Bezerra (RN), com uma iniciativa voltada para as viveiristas. Foram ensinadas técnicas para o cuidado com o viveiro de mudas, desde a coleta de sementes, à quebra da sua dormência e o seu plantio.
O viveiro gerido por essas mulheres abrigará as plantas nativas que serão utilizadas no reflorestamento de uma área de 60 hectares. “A restauração dessa área contribui para a recuperação da biodiversidade e a melhoria da qualidade do ar, e ajuda a mitigar os efeitos das mudanças climáticas, promovendo um ambiente mais saudável e equilibrado”, enfatiza a engenheira agrônoma do Reflorescer, Caliane Nascimento.
Além dos benefícios ambientais, o projeto tem um impacto positivo na vida das mulheres viveiristas. Ao aprenderem tais técnicas, elas ganham autonomia e valorização, o que reforça sua posição na comunidade e contribui para o desenvolvimento sustentável da região como um todo.
Patrocinado pela 3R Petroleum e executado pela Associação Norte-Rio-Grandense de Engenheiros Agrônomos (ANEA), o Projeto Reflorescer demonstra como iniciativas ambientais podem ser integradas com o fortalecimento social, mostrando que a preservação do meio ambiente e o empoderamento das mulheres podem e devem caminhar juntos.