QUEM SOMOS
Defender os interesses dos profissionais da Engenharia Agronômica, congregando-os e mantendo seus dados cadastrais atualizados e também atuando na promoção do aperfeiçoamento profissional da categoria, expedindo diplomas, títulos, láureas, comendas e prêmios, além de realizar congressos, conferências e reuniões técnico-científicas.
Colaborar com o desenvolvimento dos Profissionais da Engenharia Agronômica, realizando convênios e contratos com entidades públicas e privadas para promover ações de formação, capacitação, qualificação e assessoramento em prol do aperfeiçoamento profissional e contribuir com a construção do Desenvolvimento Sustentável e Solidário, além de promover ações para inserção dos profissionais da Engenharia Agronômica no mercado de trabalho.
ENGENHEIRO AGRÔNOMO
O Engenheiro Agrônomo é o profissional responsável pela orientação técnica e assessoria a toda a produção Agropecuária Brasileira, sendo de sua responsabilidade a missão de levar inovação e difusão de tecnologia ao meio rural.
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO:
- Assistência Técnica, Assessoria e Consultoria aos Produtores Rurais e Agricultores Familiares;
- Extensão Rural – Órgãos Oficiais de Assistência Técnica para o meio Rural;
- Inspeção Animal e Vegetal;
- Cooperativas, Associações Comunitárias, Sindicatos – Prestando orientações aos associados;
- Pesquisa e Experimentação Agropecuária Genética/ melhoramento animal e vegetal;
- Ensino – Professores Universitários e Escolas Agrotécnicas de Nível Médio;
- Elaboração de processos Técnicos de licenciamento Ambiental;
- Engenharia Rural – Projetos de obras hídricas, canais, irrigação, drenagem, aviários, instalações para manejo de gado, estradas rurais e todo tipo de estrutura voltada para fins agropecuários;
- Sustentabilidade na Produção Agropecuária;
- Agroecologia e Agricultura Orgânica;
- Planejamento Rural e Ambiental.
PROJETO INSTITUCIONAL
Em sua 3ª versão, o Projeto Vale Sustentável executado pela Associação Norte-Rio-Grandense de Engenheiro Agrônomos (ANEA) em parceria com a Petrobras atua nos municípios de Areia Branca, Alto do Rodrigues, Assú, Carnaubais, Guamaré, Galinhos, Macau, Serra do Mel e Porto do Mangue, atendendo 09 sedes municipais e 25 comunidades rurais. O projeto atua na preservação da Caatinga, por meio da restauração florestal e do monitoramento da recuperação de 200 hectares de áreas degradadas no sertão potiguar.
Desde 2013, o Vale Sustentável vem trabalhando na recuperação de áreas de reserva legal e de preservação permanente através do enriquecimento da cobertura florestal, além de promover ações de educação ambiental e de fortalecimento da agricultura familiar e da pesca artesanal.