Entrega de viveiro que abrigará 60 mil mudas marca compromisso com reflorestamento da Caatinga

Texto e foto: Daniele Lisboa

Esta terça (30) foi marcante para o assentamento de reforma agrária Alto da Felicidade I, em Afonso Bezerra, por ter sido o dia da entrega do novo viveiro de mudas da comunidade, pelo Projeto Reflorescer. Nele, serão plantadas 60 mil mudas de espécies nativas da Caatinga.

O evento contou com a presença de várias pessoas da comunidade, assim como do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da cidade, Francisco Anísio, da diretora do Centro Municipal Rural da cidade, Nazaré Bertuleza, do Presidente da Associação do Alto da Felicidade I, Gilson Soares, e de representantes da 3R Petroleum, patrocinadora do projeto.

O novo viveiro é fruto de uma colaboração entre a comunidade e o Reflorescer. A estrutura foi projetada para ser não somente um centro de cultivo de plantas nativas, mas também um espaço educativo e comunitário. “Queremos que este seja um lugar de reflorescer não apenas a natureza, mas a amizade e a união na comunidade”, ressaltou a representante da 3R, Janete Souza.

Na ocasião da entrega, foi feita uma demonstração de como devem ser preparadas as mudas, e plantadas as primeiras a serem utilizadas para o reflorestamento de uma área total de 60 hectares de Caatinga.

Nazaré Bertuleza destacou a importância do viveiro e do Reflorescer para a comunidade. “Este projeto é um passo significativo para nossa visão de um futuro mais sustentável. Não é apenas sobre plantar árvores, mas sobre criar uma mentalidade de preservação que passará de geração para geração”, afirmou.

Jaiane Peixoto – uma das futuras viveiristas, junto com sua irmã – se mostrou animada com as novas perspectivas. “É gratificante participar dessa iniciativa. Estamos ansiosas para ver como isso vai beneficiar nosso meio ambiente e a nossa qualidade de vida”.

O viveiro não só fornecerá mudas para o reflorestamento, mas também funcionará como um centro para práticas sustentáveis de educação ambiental. Mulheres agricultoras da localidade serão capacitadas pela equipe técnica do Reflorescer para serem as responsáveis pelos cuidados com o espaço.

Estas e outras ações do Projeto Reflorescer, cuja execução é feita pela Associação Norte-Rio-Grandense de Engenheiros Agrônomos (ANEA), foram possíveis graças à colaboração de diversos parceiros locais e ao apoio da 3R Petroleum. O Reflorescer visa, além de promover a conscientização e a recuperação ambiental, fortalecer o tecido comunitário, ao encorajar a participação ativa dos moradores em práticas ecológicas.

Deixe um comentário

Engenharia agronômica a profissão do presente e do futuro, aliando produção agropecuária com sustentabilidade ambiental.
A Associação Norte-Rio-Grandense de Engenheiros Agrônomos - ANEA, fundada em 15 de Junho de 1962, é a entidade representativa dos profissionais da Engenharia Agronômica no Rio Grande do Norte, com sede e foro na cidade de Natal/RN, designada de Utilidade Pública pela Lei Estadual 4214 de 13/07/73.
Endereço

End: Av. Santos Dumont, 479, Conj. Mirassol, Capim Macio - CEP 59078-200- Natal/RN

Contato

Tel: (84) 32065870/ 9984-8483
E-mail: anea.rn2010@gmail.com

Copyright © 2021, Todos os Direitos Reservados à ANEA. Criado em Natal com ❤️.